Tudo que você precisa saber sobre o primeiro emprego

Você estudou, passou por poucas e boas e finalmente se formou. Uhul, mas e agora? Bom, você já descobriu que concursos e pós-graduação não são sua praia. Então não se desespere! A primeira dica é: atualize seu currículo, colocando ali todas suas experiências como estágios e treinamentos profissionais. Em tempos de redes sociais, uma boa pedida é se cadastrar em comunidades e grupos focados na vida profissional, como por exemplo Linkedln. Nesse tipo de rede, é possível cadastrar seu currículo, encontrar informações sobre empresas e manter contatos com as pessoas que ali estão. Ou seja, é uma ótima forma de chamar a atenção do seu futuro chefe.

Já está com o currículo atualizado e descolou aquela entrevista? Então é hora de se preparar para ela. O primeiro passo é: pense bem no que vestir. Não existe um “dress code” na hora da entrevista, então, o ideal é que você pense no que iria vestir caso já trabalhasse lá. Mas se ainda sim tiver dúvidas, escolha um look social.  Já na hora da entrevista, tome muito com cuidado com a forma que fala, evite erros de português e gírias. Tudo bem que na hora do nervosismo a gente não pensa muito bem, mas vá com calma! Utilize pontos positivos a seu favor, você acabou de sair da faculdade então conte mais sobre suas experiências acadêmicas, trabalhos voluntários e estágios. Mas, a dica mais importante é: seja você mesmo e não minta.

Uhuul! Conseguiu o primeiro emprego?! Então pode comemorar, mas já comece a pensar em como será seu primeiro dia! Tenha em mente que o ritmo do seu novo trabalho será bem diferente dos estágios e treinamentos da época da faculdade. Desta vez, você terá que cumprir prazos, lidar com problemas e resolvê-los por conta própria. Porém, não tenha medo de perguntar, afinal só assim você vai ter certeza de estar fazendo o certo. Lembre-se, a sua opinião é importante, e ser criativo e independente contam pontos, mesmo sendo um novato.

Ah, e não é porque conseguiu um emprego que você já pode sair das redes sociais e esquecer todo o resto. Networking é muito importante, por isso continue alimentando sua rede de relacionamentos, via Linkedln ou pessoalmente, é fundamental para a sua carreira. Aproveite a oportunidade para aprender bastante, seja positivo e muito bem-vindo ao seu primeiro emprego!

Se você quer saber mais sobre concursos e pós-graduação clique aqui!

VIVA BANK
Informações do seu fundo de formatura
FAÇA UM ORÇAMENTO
Entre em contato e agende uma reunião
SEJA UM FRANQUEADO
Conheça as vantagens de ter uma franquia VIVA
TRABALHE CONOSCO
Faça parte da nossa equipe
PARCEIROS VIVA
Conheça no Viva Bank as vantagens