Pós-graduação: Como escolher o futuro ideal para você

 

Então, você se formou e decidiu que gostaria de continuar os estudos em algum tipo de pós-graduação. Mas e aí, como se decidir para onde ir? A primeira dica é se lembrar de que existem dois tipos de cursos: os stricto sensu e os lato sensu. O primeiro tipo é onde estão incluídos os mestrados acadêmicos, doutorados e pós-doutorados. E do outro lado, os cursos lato sensu são as especializações e os famosos MBAs.

 

Se você sempre curtiu estudar e participar de projetos de pesquisa ou iniciação científica, então o seu caminho pode ser o mestrado. Isso porque, esse curso tem o foco voltado para a formação de pesquisadores e professores universitários e busca aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e estimular a reflexão teórica.  Então, se você é daquele tipo curioso, que vai curtir se dedicar bastante aos estudos e participar de eventos como congressos, palestras e simpósios, pode vir sem medo! As melhores dicas de preparação para concorrer a uma vaga no mestrado são: treine seu inglês e invista em uma segunda língua. Acredite, isso vai te ajudar bastante. Prepare seu projeto, leia e releia quantas vezes for necessário. E por último, mas muito importante, procure uma universidade com programas que tenham a ver com o seu tema. Nesse caso, vale até stalkear o currículo lattes dos professores.

Agora se você era aquele cara que mandava bem nos treinamentos profissionais e tem aquele currículo cheio de bolsas de extensão, o seu sucesso pode ser alcançado buscando o aperfeiçoamento profissional. Por isso, o ideal são os cursos lato sensu, pois além de ser a opção perfeita para quem já tem uma rotina diária de trabalho, o objetivo do curso é justamente ganhar qualidades específicas para a aplicação prática. No geral, as aulas acontecem duas vezes na semana à noite ou com uma carga horária maior nos fins de semana. Nesta área existem duas opções: Especialização e MBA.

 

A especialização é ideal para quem busca atualização, conhecimentos técnicos científicos em sua área e deseja ascensão na carreira. Para se candidatar a uma vaga desse tipo, você deve já ter uma ideia do que quer fazer e ter pelo menos um domínio razoável de inglês (livros, livros e mais livros). Agora se você já está sonhando em comandar uma grande companhia desde que entrou na empresa júnior da universidade, o mais indicado pode ser o MBA (Master in Business Administration). Mas não pense que é moleza, para entrar em um curso de MBA você deve dominar bem o inglês e gostar de pesquisar os temas voltados para a área dos negócios. Outra dica é entrar no mercado de trabalho antes de enfrentar o curso, já que tempo de carreira é um item que alguns cursos exigem, inclusive, comprovação de três ou mais anos de atuação no mercado.

E aí, descobriu qual é a sua? Com todas essas dicas ficou fácil se decidir qual caminho seguir, não é mesmo?

VIVA BANK
Informações do seu fundo de formatura
FAÇA UM ORÇAMENTO
Entre em contato e agende uma reunião
SEJA UM FRANQUEADO
Conheça as vantagens de ter uma franquia VIVA
TRABALHE CONOSCO
Faça parte da nossa equipe
PARCEIROS VIVA
Conheça no Viva Bank as vantagens