8 dicas para viver bem em uma república

Morar em outra cidade e viver em uma república parece bem legal, né? Mas nem tudo é festa. Morar em uma casa com outras pessoas pode ser um desafio e exige bastante organização e responsabilidade.

Fora a saudade de casa, tem que estudar, pagar as contas em dia, arrumar a casa… Mas, claro, tem sempre a hora de se divertir com a galera e curtir umas festinhas! Fique ligado em algumas dicas para uma boa convivência em uma república:

1 – Entender que a casa não é só sua
Você está vivendo em uma casa com outras pessoas bem diferentes de você e que não são da sua família. Mesmo com seu quarto individual, você vive em um espaço coletivo.

2 – Seja sociável
Tire uma horinha do dia para interagir com as pessoas que moram com você. Conhecer e manter uma boa relação com seus colegas de casa é essencial.

3 – Delimite espaço
Apesar de viverem sob o mesmo teto, cada um precisa do seu espaço individual para estudar ou descansar. Delimite e conheça o espaço destinado a você e a seus colegas. Respeito e organização fazem toda a diferença.

4 – Seja organizado
Não dá pra ficar deixando louça suja e coisas espalhadas pela casa. Mantenha seus pertences organizados em seu espaço e obedeça a regra: sujou, lavou!

5 – Faça uma escala de tarefas
Mesmo com cada um cuidando bem de suas coisas, uma casa precisa sempre de arrumação e uma limpeza geral. Para não ficar pesado, nem injusto para ninguém, combinem uma escala de tarefas.

6 – Não mexa nos pertences alheios
Seu carregador de celular sumiu, pegaram sua roupa emprestada sem avisar… Não dá pra viver assim, né? Nunca mexa em objetos de outras pessoas sem autorização. E, claro, mantenha os seus bem organizados para não ter dor de cabeça.

7 – Organize eventos com responsabilidade
Quer chamar alguns amigos da faculdade pra jogar o papo fora em casa? Tudo bem, mas sempre avise e consulte os seus colegas de casa! Imagina estar estudando na véspera de uma prova e chegar uma galera festejando na sua casa? Respeite e exija respeito.

8 – Organizem as finanças
Aluguel, condomínio, conta de luz, telefone, internet… Já é difícil administrar tudo isso sozinho, imagina com outras pessoas? Por isso, sejam bem organizados quanto às contas a pagar e encontrem a melhor maneira para dividir as despesas da casa.

VIVA BANK
Informações do seu fundo de formatura
FAÇA UM ORÇAMENTO
Entre em contato e agende uma reunião
SEJA UM FRANQUEADO
Conheça as vantagens de ter uma franquia VIVA
TRABALHE CONOSCO
Faça parte da nossa equipe
PARCEIROS VIVA
Conheça no Viva Bank as vantagens